Ligue agora!

(31)3226-5050

Atendimento

Segunda à Sexta: 8:00 - 18:00

Gráfica offset ou digital: quais são as diferenças?

Os modelos de impressão digitais e offset estão muito próximos, no entanto, cada método funciona de uma forma diferente e tem as suas particulares. Para se ter uma ideia, a produção, o custo e as cores têm características bastante específicas. 

 

Pensando nisso, vamos esclarecer todas as suas dúvidas neste artigo. Além de explicar o conceito de cada impressão, você terá acesso a um comparativo sobre as duas metodologias. 

Quais são as diferenças entre a gráfica offset e digital? 

O avanço da tecnologia deixa uma leve impressão de que a gráfica digital está substituindo a gráfica offset. Antes de responder a essa pergunta, vamos entender o significado de cada uma? 

Impressão offset

Esse tipo de sistema foi criado há muito tempo, especialmente na meio do século XX. Ele é conhecido por ser um processo indireto. Outra característica interessante é que ele usa matrizes por meio de chapas de alumínio, que são trabalhadas como meio de gravação e migração de imagem para o substrato. 

 

Já as cores CMYK são impressas individualmente e criam as imagens por meio da adição da pigmentação das cores. 

 

A impressão offset é a mais utilizada no mercado e permite uma ótima qualidade dos materiais, facilitando a produção em vários substratos e gramaturas, que vão desde o papel até o poliestireno (plástico). 

 

Além disso, ela tem outras vantagens como: 

 

  • A impressão consegue atingir uma alta velocidade, produzindo milhares de folhas a cada hora; 

 

  •  O custo unitário é menor tanto para médias como para grandes tiragens; 

 

  • A offset permite mais flexibilidade não só nos formatos, mas também nas cores e nos acabamentos. 

Impressão digital 

Esse tipo de impressão tem o poder de excluir a parte manual do processo que é conduzido pelo sistema offset. Outra característica importante é que as cores são impressas somente uma vez e no formato direto, isto é: não existe intervenção entre a tinta e o substrato. Por causa dessas características, o custo da produção é menor e o material é impresso somente uma vez. 

 

A impressão digital pode ser usada em diversas situações: impressão de dados personalizados pequenas tiragens e provas de impressão. Existem ainda outros benefícios desse tipo de impressão. 

 

  • O tempo de produção é automatizado, pois não é necessário fazer o processo de preparação, troca de chapas e ajuste do maquinário. 

 

  • É possível utilizar dados variáveis, pois o processo é eletrônico; 

 

  • O custo de produção é menor também nas pequenas tiragens. 

Offset + digital: é possível juntar os dois? 

O mercado tem uma alta tecnologia que permite a junção das impressões offset e digital. Esse método já é aplicado por várias gráficas, que tem costume de usá-lo na personalização com dados variáveis. 

 

O processo funciona da seguinte forma: parte do produto é impresso em offset. Depois, os dados variáveis, que podem ser usados por meio de textos e imagens, são aplicados no formato digital. 

Quais são as diferenças entre offset e digital?

Esses modelos de impressão têm diferença nas cores, nos custos e na velocidade. 

Cores

Os materiais que são impressos no formato digital costumam ter mais saturação não só de tinta, mas também de cor. Além disso têm mais brilho se comparado ao modelo offset. Isso ocorre porque as composições dos processos e das tintas não têm 

absorção e a propagação da tinta na superfície do papel.

Velocidade

A impressão digital é mais rápida em relação a offset. A diferença de produção é justificada porque o modelo mais recente não exige muitos recursos físicos e mão de obra qualificada. No entanto, é fundamental deixar claro que depois da preparação das chapas e das máquinas, a impressão offset é desenvolvida com mais agilidade. 

Custos 

A gente sabe que a impressão digital costuma ser mais econômica que a impressão offset, especialmente em tiragens menores. A primeira opção tem um processo mais simples que a segunda. Nela, não é necessário um grande equipe e ajustes em cada etapa. 

 

A impressão digital e a impressão offset se desenvolveram com o avanço da tecnologia e da sociedade. Apesar das suas desvantagens, ambas conseguem entregar um serviço de qualidade e com agilidade. 

 

A impressão digital é moderna com a sua tecnologia. Já a offset é eficiente com a sua mão de obra. Por isso, ao escolher o seu tipo de impressão, opte pela metodologia que esteja alinhada com as suas necessidades e os seus objetivos. Peça a gráfica para ser transparente e que aponte os pontos positivos e negativos de cada impressão. Assim, você estará mais seguro em relação ao serviço. 

 

E você, teve alguma dúvida em relação a gráfica offset ou gráfica digital? Aproveite a oportunidade e compartilhe conosco nos comentários abaixo para aprender ainda mais sobre esse assunto. 

 

 

- Mais artigos -

A preservação ambiental é dever e obrigação de todos e a Camargraf em parceria com empresas e associações de reciclagem. Todo o material que seria jogado no lixo é doado para tais intituições possibilitando a reciclagem do papel e da cidadania.

Endereço & Contato

R. Crisântemo, 251 - Marajó
Belo Horizonte - MG

(31) 3226-5050

comercial@camargraf.com.br

Segunda à Sexta: 8:00 - 18:00

Camargraf® 2019 | Todos os Direitos Reservados