Ligue agora!

(31)3226-5050

Atendimento

Segunda à Sexta: 8:00 - 18:00

Acabamento gráfico: como escolher o ideal para o seu projeto

Gráficas de qualidade sempre buscam priorizar bons trabalhos e acabamentos perfeitos para os seus projetos. Com isso, buscar inovar e trabalhar com o acabamento gráfico em suas obras, torna-se fundamental. Os acabamentos gráficos fazem total diferença em um trabalho, trazendo requinte, riqueza de detalhes e maior visibilidade de seu trabalho.

Entretanto, é necessário saber utilizar o acabamento gráfico da melhor maneira possível, pois atualmente, existem diversos disponíveis no mercado. Essa comunicação visual é de suma importância para qualquer projeto e, por isso, escolher o ideal para o seu trabalho é uma das nossas metas nesse artigo.

Fique com a gente e confira boas dicas relacionadas ao acabamento gráfico em projetos.

Quais os tipos de acabamentos gráficos?

Os tipos de acabamentos gráficos dentro do mercado são bem variados e surgem novos a cada ano, sempre com o objetivo de impressionar o cliente e agregar mais valor ao produto. Seus preços também variam de acordo com o grau de acabamento que o produto vai receber, podendo ser bastante caro em casos mais específicos.

A seguir, falaremos dos principais tipos de acabamentos gráficos no mercado atual e como eles funcionam nos materiais impressos.

Relevo

Um acabamento gráfico bastante simples e que fica bastante interessante, o relevo consegue trazer sensibilidade ao toque e muda bastante a experiência do cliente com o trabalho. Esse relevo pode ser o alto ou o profundo.

Bordas arredondadas

Com baixo custo e muita utilização em diversos projetos, a borda arredondada fica bastante agradável para quem faz uso do material. Esse detalhe pode ser utilizado em cartões de visita, convites, entre outras coisas.

Inclusive, é um dos mais utilizados por conta dos seus bons resultados e pelo bom custo-benefício.

Laminação

Esse processo ocorre através da aplicação de uma fina camada de plástico em seu material gráfico. É necessário papéis com gramaturas mais espessas, trazendo mais durabilidade ao produto.

Recomendamos sempre a laminação em projetos mais rebuscados e que visam um público mais seleto, pois seu custo costuma ser um pouco maior que os demais acabamentos.

Verniz

Basicamente, uma tinta transparente utilizada em cima dos impressos, que causa um forte brilho ao trabalho. Ele é bastante personalizável e consiste em agregar bastante valor aos projetos, principalmente em convites e materiais que irão ter uma finalidade mais rebuscada.

O verniz pode ser aplicado apenas em regiões do seu interesse, não sendo necessário aplicar em todo o impresso. Podemos ver bastante utilização do verniz em capa de livros, cartões, etc.

Planejamento e execução de seu acabamento gráfico

Escolhido o acabamento gráfico para o seu projeto, ele deve ser realizado da melhor maneira por parte da gráfica. Focar sempre nos detalhes e trazer uma diferenciação para o cliente, é o foco de qualquer gráfica.

Isso vai desde a escolha dos papéis, impressões, onde o material gráfico vai ser utilizado e qual público ele vai atender. Com isso, fica mais fácil pensar e colocar em prática algo que realmente agregue valor ao seu produto, pois esse é uma das principais funções do acabamento gráfico.

Inclusive, não basta escolher qualquer acabamento gráfico para trabalhar em seu projeto. Os acabamentos gráficos tem funções específicas para cada tipo de material, seja um convite, um flyer, entre outros.

Orçamento e distribuição

Fatores que realmente merecem a atenção, principalmente atualmente, envolvem a distribuição do seu trabalho e o orçamento que você irá gastar com ele. Primeiramente, você deve fazer uma pesquisa de mercado e entender como tudo funciona.

Busque lugares de confiança, que trabalhem com materiais de qualidade e que prezem pelo bem-estar do cliente. Buscando um bom custo-benefício para você, deve-se partir para a parte de planejar o orçamento que você irá gastar nesse projeto.

Foque sempre que, o marketing é um dos pilares do seu empreendimento e, por isso, não se deve ser visto como um gasto.

Com o orçamento planejado e estipulado, é necessário conhecer seu público-alvo inicialmente, para começar a entregar seus materiais. Realizar a entrega em regiões ou para pessoas que não fazem parte do seu alvo, pode significar prejuízo e material gráfico desperdiçado.

A distribuição deve acontecer de maneira estudada e para pessoas que realmente podem se tornar um cliente potencial para você. Foque sempre em regiões que você consiga atender e em pessoas que façam parte do seu estudo de mercado.

Escolha uma gráfica com qualidade

Trabalhar com uma gráfica de qualidade e comprometida com bons trabalhos é talvez, o ponto mais importante dentro de um projeto. Matéria-prima de qualidade, dedicação, cumprimento de prazos, entre outras, são requisitos que você deve priorizar na hora de escolher uma gráfica para colocar um projeto em prática.

Nós, da Camargraf, sempre visamos o melhor para o nosso cliente, com foco em satisfação e bom custo-benefício para o mesmo. Jamais pensamos apenas em preço ou trazer o mais barato para o nosso cliente.

Focar em qualidade pode custar um pouco mais caro no presente, entretanto, os resultados no futuro são sempre gratificantes e valem muito a pena. Jamais esqueça de ouvir pessoas conhecidas no setor e que entendem do melhor lugar para trabalhar em conjunto.

- Mais artigos -

A preservação ambiental é dever e obrigação de todos e a Camargraf em parceria com empresas e associações de reciclagem. Todo o material que seria jogado no lixo é doado para tais intituições possibilitando a reciclagem do papel e da cidadania.

Endereço & Contato

R. Crisântemo, 251 - Marajó
Belo Horizonte - MG

(31) 3226-5050

comercial@camargraf.com.br

Segunda à Sexta: 8:00 - 18:00

Camargraf® 2019 | Todos os Direitos Reservados