Uma tecnologia bastante interessante e que ganhou espaço dentro das gráficas, o hot stamping chegou para dar um toque especial em diversos trabalhos. Utilizado em peças mais importantes e com variado uso dentro do mercado, é possível ver essa técnica em diversos produtos. Fato é que, por ser uma técnica bastante robusta e com muitos detalhes, deve ser feita por um profissional capacitado, para que ocorra sucesso no resultado final.
Nesse artigo, falaremos sobre o hot stamping e sobre suas variadas aplicações. Acima de tudo, mostrando os pontos positivos dessa tecnologia e os cuidados que se deve tomar ao utiliza-la.
O que é o Hot Stamping?
O hot stamping nada mais é do que a impressão de documentos ou materiais com uma escrita metalizada, trazendo muito charme ao produto. O processo é feito através da pressão de uma chapa quente, prendendo a fita ao produto, aderindo a escrita requisitada pelo cliente.
É importante mencionar que, essa técnica deve ser realizada em superfícies com resistências, pois caso contrário, pode sair com problemas. Como envolve temperatura, materiais com baixa resistência ou mais finos, podem sofrer deformações com o calor.
Além disso, o hot stamping proporciona um relevo bastante chamativo, podendo ser sentido com o passar dos dedos. Nesse caso, diversos cartões ou convites utilizam a técnica do hot stamping em cores chamativas e espelhadas, trazendo os pontos positivos do relevo mais alto e do espelhamento da arte.
Onde usamos o Hot Stamping?
Como já mencionado, o hot stamping pode ser utilizado em diversos produtos, desde os mais básicos até os mais sofisticados. Trazendo um charme especial ao produto, é muito utilizado para encantar e transformar em algo especial algum produto. A seguir, falaremos um pouco sobre alguns produtos que podem utilizar essa técnica.
Diplomas e certificados
Com efeito metalizado chamativo e com relevo perceptivo, é muito comum encontrar o hot stamping em diplomas pelo Brasil e pelo mundo. Traz um charme ainda mais especial para o produto.
Cartões de visita
Geralmente, com mais charmes e bem produzidos, os cartões de visita buscam impressionar seu público. Com o uso da técnica, é muito válido abusar dos detalhes e confeccionar bons resultados. Em cores prateadas ou dourado, são ideias para deixar seu evento ainda mais luxuoso.
Embalagens variadas
O bom do hot stamping é isso, variedade em onde utilizar e bom custo-benefício para o cliente. Diversas embalagens podem ganhar o efeito do hot stamping e melhorar seu marketing no mercado.
Expor sua marca com uma técnica bastante moderna e chamativa, pode ser um grande diferencial para sua empresa.
Vantagens do Hot Stamping
Com boa identificação com o público e passando certa confiança e capricho, utilizar a técnica em produtos de sua empresa ou em produtos para seu evento, pode fazer total diferença. Com detalhes bastante chamativos, como impressões douradas e com bom relevo, trazem reconhecimento de marca e luxo.
Para provar isso, é muito fácil encontrar em mercados produtos já consolidados que utilizam essa técnica. Diversos produtos de beleza utilizam o hot stamping e abusam na parte de detalhes chamativos e brilhosos. Além disso, para o cliente decidir na hora de comprar, a embalagem pode fazer muita diferença, principalmente com o toque e a sensação de alto relevo.
Em suma, o mercado consumidor a cada dia que passa está mais visual e foca em tudo que chama atenção. Prazer para o seu produto essa técnica, pode favorecer bastante as vendas. Conquistar essa fatia do mercado que age mais por impulso e vai bastante pelo visual, pode ser uma excelente sacada em tempos difíceis.
Portanto, sempre pondere para investir no seu negócio através de técnicas positivas e que dão resultando, sempre colocando na ponta do lápis os custos benéficos de tudo. Fortalecer sua marca e trazer mais lucratividade é um objetivo que todo empresário busca.
Cuidados necessários
Como é uma técnica que utiliza muitos detalhes e necessita de bons profissionais para realizar, é importante ficar atento com o que será impresso em determinado objeto. Primeiramente, utilizar desenhos ou letras pequenas pode dificultar um bom resultado e gerar erros. Como é utilizado uma fita metalizada, é necessário um tamanho mínimo para que ela consiga performar bem.
Outro ponto é em relação ao material que será utilizado para fazer o hot stamping. Materiais muito porosos ou finos podem não se comportarem bem e ficarem deformados após o uso da técnica. Sempre vise utilizar produtos mais firmes e resistentes.
Acima de tudo, como é uma técnica com um custo mais elevado, é de suma importância avaliar todos os pontos positivos e elaborar uma boa arte para confeccionar. Preze por uma gráfica com bons profissionais e equipamentos atualizados, como é de costume da Camargraf.
Hot Stamping: devo investir?
Para você que tem dúvidas do uso e da viabilidade dessa técnica, é importante avaliar alguns resultados e produtos que já utilizam dessa tecnologia. Por via das dúvidas, o hot stamping está ganhando bastante mercado e sendo muito bem aceito pelos clientes, principalmente em ocasiões especiais, como convites de casamento e aniversários.
Fortalecer esse vínculo com seu público traz confiança e demonstra muito carinho. Foque em sempre evoluir seus resultados para que os frutos possam ser colhidos mais rapidamente.