Como sabemos, existem inúmeras gráficas espalhadas pelo Brasil todo, trazendo um trabalho bastante importante e crucial para o mercado interno. Tanto envolvendo o marketing, produtos para empresas, entre outras coisas, são inúmeras as possibilidades de encontrar uma e pedir um orçamento.
Entretanto, escolher uma gráfica confiável não é tarefa fácil e requer bastante estudo por parte do cliente. Focar sempre em preços baixos e propostas fora da curva, pode trazer grandes decepções e frustações para o público em geral.
Sendo assim, deve-se observar o mercado e buscar sempre aquela gráfica que transmite transparência, facilidade de conversa com o cliente e que, acima de tudo, consiga cumprir com prazos e com a qualidade do produto. Nesse artigo, falaremos de dicas bem úteis na hora de você escolher uma gráfica para colocar algum projeto em prática.
Observe o portfólio e a reputação da gráfica
Essa é uma maneira bastante fácil e prática de observar o quanto a gráfica que você está buscando tem um valor agregado no mercado. Observar seu portfólio é uma peça chave e bastante simples para ver os trabalhos passados, sua qualidade no mercado e sua aceitação.
Com isso, você consegue buscar recomendações e perguntar as avaliações dos clientes, trazendo consigo boas opiniões e de gente que realmente tem a ver com o assunto.
Uma gráfica de confiança sempre preza em deixar exposto todos os seus trabalhos, dando ideias para o seu cliente e mostrando que realmente é forte no mercado.
Busque pelo melhor custo-benefício
Quando falamos em preço, o assunto realmente complica e sempre buscamos o mais barato. Entretanto, temos que ter atenção e sempre avaliar se realmente vale a pena. O ideal sempre é visar o melhor custo-benefício para você, observando a qualidade dos produtos e os preços estipulados.
Dessa maneira, você acaba ganhando pelos dois lados, a um preço justo sempre.
Observe quais são os diferenciais da gráfica
Sobretudo, muitas gráficas vão parecer semelhantes e será difícil encontrar aquela mais completa, na qual você conseguirá depositar total confiança. Para isso, busque encontrar os pontos diferenciais entre uma e outra, seja com opiniões de conhecidos, trabalhos feitos, entre outras coisas.
Avaliar o material de trabalho, equipamentos, gestão de funcionários e todo a etapa de trabalho dentro de um processo, ajuda bastante a entender que aquela gráfica pode ser bastante útil e funcional para você.
Não pense que uma gráfica se resume apenas em trabalhos e portfólios prontos, tudo pode ter detalhes a mais. Vise sempre um bom atendimento, qualidade e custo-benefício bom para você, pois sem dúvida, você irá repetir os trabalhos e projetos com eles.
Transparência nas conversas e projetos
A conversa durante a construção do projeto é um ponto bastante interessante, principalmente para pessoas que iniciaram em ramo agora. Ouvir pessoas com maior experiência, que mexem com esse setor a mais tempo, pode-se ser uma grande sacada. Busque sempre estar ligado com a gráfica escolhida e planeje cada detalhe, pedindo sempre a opinião de terceiros.
Com isso, fica mais fácil você entender melhor toda a situação e saber no que se atentar nos demais trabalhos. Essas conversas também acabam solucionando possíveis erros de impressão, alinham coisas que parecem já prontas, mas que detalhes importam, entre outras coisas.
Por isso, ter uma gráfica, acima de tudo, parceira ao seu lado, importa bastante.
Cumprimento de prazos
Um aspecto muito importante para identificar uma gráfica confiável, é em relação aos cumprimentos dos prazos estabelecidos em acordos. Por muitas vezes, os acordos acabam não sendo cumpridos e prejudicam ambas as partes, atrasando projetos e trazendo grandes prejuízos.
Ficar atento nessa questão é de suma importância, visto que, todo mundo vai atrás de algo com prazo estabelecido, planejando dia e hora para colocar o projeto em prática. Nós da Camargraf, sempre prezamos por cumprir os prazos e entregar os produtos com enorme qualidade, tudo dentro do prazo.
Uma maneira de descobrir facilmente esses detalhes, é procurar sobre a reputação da empresa, perguntando para quem fez serviços no local, entre outras coisas.