Os brindes para o final do ano já começaram a ser preparados por diversas gráficas no Brasil, muitas com ideias inovadoras e que, acima de tudo, conseguem conquistar seus clientes. É praxe que muitos empreendedores preparam os brindes para o final do ano como uma forma de agradar seu público-alvo e também seus clientes.
Esses brindes servem indiretamente para movimentar o estabelecimento, que geralmente recebe mais público no final de ano e também, para espalhar ainda mais sua marca pela região.
Nesse artigo, falaremos um pouco da importância de planejar bons brindes para o final do ano e o por que escolher o público que você vai distribuir é importante. Fique com a gente e confira nossas dicas.
Como planejar um brinde para o final de ano
Para quem está sem ideia de escolher algum brinde para o final de ano, nada impede que você faça um contato com a gráfica e realize uma boa conversa, em troca de bons mecanismos e ideias para a realização do mesmo. Acima de tudo, você deve utilizar a criatividade e trabalhar em parceria com a gráfica, montando algo bem bacana e que seja a cara da sua empresa.
Foque em brindes que tenham utilidade e que podem ser úteis pelo maior prazo de tempo possível. Sendo assim, caso você distribua brindes para clientes ou até mesmo fornecedores, você será lembrado por bons meses e isso trará ainda mais carinho por você.
Então, personalize seus brindes para que fique algo bastante individual, com grande utilidade e que seja prático. Focar nesses três pilares para o seu brinde, pode te levar ao sucesso. Entretanto, também salientamos a importância de verificar o preço para tais projetos. Jamais faça algo que fuja de seu orçamento apenas para te trazer visibilidade momentânea. Foque sempre no futuro.
Para quem fazer os brindes de final de ano
Esse é um assunto bastante importante e que deve ser levado em conta. Muitas empresas fazem a opção de realizar brindes de final de ano apenas para os funcionários da empresa, trazendo agrado e carinho por todos. Entretanto, ter uma ideia de distribuir brindes, de menor valor, para clientes e fornecedores, pode ser uma excelente ideia.
Nessa questão, os brindes para clientes precisam ser bem criativos e necessitam de um custo bem baixo, pois você necessitará de uma quantidade maior. Entretanto, como já estamos falando de fim de ano, esses brindes nessa época, possivelmente, vão te trazer bons frutos logo no próximo ano.
Esse carinho e essa relação que você cria com seu cliente e com seu público, transmite muito respeito e esbanja mais confiança do cliente retornar a comprar com você.
Conheça seu público
Caso você tenha tomado a decisão de fazer os brindes de final de ano para funcionários, fornecedores e clientes, você deve conhecer bem todo mundo, para criar algo que realmente impressione e seja útil para todos.
Nesses casos, recomendamos fazer um estudo detalhado dos estilos de compras dos mesmos, seus gostos e preferências e o que mais se encaixa para eles. Com isso, você consegue adequar seus brindes e agregar ainda mais valor ao produto.
Isso vai variar bastante dependendo do seu empreendimento, o nicho que você está incluso, entre outras coisas. Podemos dar exemplo de empreendimentos que tem um público mais velho como clientes, como donas de casa, entre outros.
Nesse caso, o ideal seria dar algo útil para elas, dentro de casa. Como por exemplo um calendário, um pequeno livro, entre outras coisas. Sempre busque trabalhar com o melhor custo-benefício para você.
Entrega humanizada
Com a ideia dos brindes pensadas, o público escolhido que irá ser presenteado, você deve planejar como será feito essa entrega. O ideal é que ela seja bastante humanizada e aconteça da maneira mais natural possível. Entregar juntamente com uma mensagem escrita pelo próprio proprietário, entregar diretamente na mão do cliente, entre outras coisas, ajudam muito nessa situação.
Individualizar o tratamento para a entrega, mostra que a empresa consegue tratar todo mundo bem e de maneira individual, reconhecendo cada um. Para o empreendedor pode parecer algo banal, entretanto para o cliente, sempre vai deixar um ar de respeito e muito carinho por você.
Exagere no dia da entrega com muita criatividade e carinho com o seu cliente, pois é ele que no próximo ano, manterá suas despesas em dia.