Um serviço de qualidade feito por uma gráfica é fundamental para o sucesso do seu projeto. Por isso, a escolha de uma empresa não pode ser feita de qualquer forma. Você deve pesquisar diversos fatores antes de fechar negócio, entre os quais: qualidade do material, prazos, preocupação com o meio ambiente e reputação da empresa.
A tarefa para escolher uma gráfica não é fácil, especialmente em Belo Horizonte que tem várias gráficas em diversas regiões. Porém, tem algumas formas de descobrir a melhor alternativa da sua cidade.
Continue lendo este artigo e tire todas as suas dúvidas.
1.Confira a qualidade dos equipamentos
Uma boa gráfica é aquela que contém equipamentos de qualidade para fazer as suas impressões. Isso já não é uma vantagem, mas uma prioridade em qualquer negócio. Sendo assim, tire da sua lista as gráficas que não levem a sério esse item. Eles são fundamentais para garantir a sua satisfação.
2.Verifique como é o suporte
A experiência do cliente é um dos pontos mais importantes do mercado. Afinal, ninguém gosta de ser mal atendido, não é mesmo? Por isso na hora de escolher uma gráfica de qualidade, verifique como é o atendimento ao cliente. Ele pode ser feito tanto online como offline, mas não pode ser ignorado.
A gráfica não deve focar somente no bom atendimento, mas também na acessibilidade. É muito complicado quando você tem um trabalho ou impressão importante para entregar e o seu fornecedor não cumpre com o combinado ou não te dá acesso para tirar todas as suas dúvidas.
3.Fique atento ao prazo de entrega
O prazo de entrega é essencial na hora de escolher uma gráfica. A dica é sempre desconfiar de fornecedores que prometem uma entrega muito rápida, pois o produto pode ser concluído sem o melhor acabamento. Então, opte por uma gráfica que explique com detalhes o tempo que será gasto em cada produção e o motivo pelo qual demora tanto. Assim você consegue criar uma relação de confiança.
4.Observe a qualidade dos materiais
Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas não deixa de ser muito importante. Então, escolha aquelas gráficas que usam os melhores materiais. Sendo assim, leia com cuidado todas as descrições e especificações de cada produto gráfico. Dessa forma saberá se o seu conteúdo será de qualidade ou não.
5.Pesquise sobre a reputação do seu negócio
O que você espera quando contrata algum serviço? Sem dúvidas, a satisfação garantida é um dos seus objetivos. Por isso, busque conhecer a qualidade do serviço que está adquirindo. Verifique como ela trabalha com os seus produtos, como são as imagens, o acabamento, a integridade das cores, entre outras questões.
Além disso, procure opinião de outros clientes que já contrataram o serviço da gráfica. Eles são boas fontes de informação, uma vez que conseguem identificar os pontos fortes e fracos do negócio.
6.Investigue os serviços oferecidos pela gráfica
Outra dica interessante é que você deve escolher uma gráfica que oferece um serviço completo para qualquer cliente. Opte por empresas que trabalham com impressões digitais, sejam em grandes ou pequenas quantidades. Verifique também se elas executam impressões off-set.
7.Escolha gráficas que preocupam com o meio ambiente
Uma boa gráfica também se preocupa com a preservação ambiental. Existem empresas no mercado que tem parcerias com associações de reciclagem. O material que seria jogado no lixo, por exemplo, é doado para diversas instituições, facilitando a reciclagem do papel e da cidadania.
Busque também empresas que têm um setor de criação e diagramação. Confira se os profissionais são qualificados não só no currículo, mas também na questão técnica. Por fim, encontre gráficas que ofereçam ótimas opções de acabamento.
- Laminação (brilho ou fosca);
- Verniz (total ou local)
- Vinco;
- Dobra;
- Corte e vinco;
- Bordas arredondadas;
- Montagem revista;
- Numeração
- Bloco;
- Talão.
8. Prefira gráficas personalizadas
É muito ruim quando você vai a uma gráfica e ela apresenta trabalhos que não permitem flexibilização. Geralmente, elas oferecem combos para o cliente escolher e sua ideia fica dependente dos formatos que já foram produzidos pela gráfica. Esse tipo de serviço deixa o processo de entrega mais rápido. No entanto, você receberá um projeto comum e sem exclusividade.
9. Analise o investimento
Por último, observe os valores das gráficas. Fique de olho quando o orçamento sair abaixo do mercado, pois o “barato sempre sai caro”. Dê prioridade a gráficas que cobram por preços que não deixam a sua empresa no vermelho. Se necessário, pesquise bastante até tomar a melhor decisão.
A escolha de uma gráfica não é uma tarefa fácil. No entanto, não deixe de averiguar cada item com bastante cuidado. Em um primeiro momento, pode parecer um pouco complicado, mas é o seu projeto que está em jogo e ele merece uma atenção especial, combinado?
E você, teve alguma dúvida na hora de escolher uma gráfica? Então, compartilhe conosco nos comentários abaixo!