Produzir um panfleto para a sua empresa parece uma ideia fácil e bastante rápida, entretanto, é necessário ter muito planejamento e calma na execução do projeto. Sem dúvidas, o panfleto pode proporcionar inúmeros benefícios para o marketing de sua empresa, atraindo novos clientes e trazendo muita visibilidade para sua marca.
Nesse artigo, passaremos 7 dicas práticas que você deve levar bastante em conta na hora de produzir seu panfleto, desde a parte organizacional do modelo, até a melhor gráfica para escolher. É importante mencionar que, um panfleto mal feito ou com baixa qualidade, pode até mesmo prejudicar seu negócio, trazendo comentários ruins e baixa credibilidade.
7 dicas para produzir seu panfleto
A seguir, deixaremos listados as 7 melhores dicas para você construir seu panfleto, trabalhando de maneira bastante profissional e objetiva. Foque sempre nos detalhes e nos resultados que tudo isso pode gerar.
Planejamento
Para iniciar qualquer trabalho com panfletos, é necessário, anteriormente, buscar trabalhar o que irá ser divulgado, onde o panfleto será distribuído, entre outras coisas. Você deve planejar bem se irá divulgar um produto, um serviço, qual seu público-alvo, etc.
Esse planejamento pode acontecer em conjunto com a própria gráfica, na qual passa uma boa experiência e pode opinar em diversos aspectos.
Bem estabelecido as metas do projeto, números de cópias, o que será exposto, público-alvo, entre outras coisas, aí sim, o projeto começa a caminhar com mais consistência. Começar algo sem um planejamento inicial pode ser um grave problema, trazendo grandes decepções.
Fotos e imagens
A procura por fotos e imagens que encaixem nesse projeto, são fundamentais. As imagens, geralmente, são os principais itens que chamam a atenção dentro de um panfleto, sempre chamativas e com a cara do produto ou serviço oferecido.
Deve-se ter grande atenção com a qualidade das mesmas, podendo prejudicar alguns trabalhos, em caso de baixa qualidade ou algo do tipo. Entretanto, para boas imagens, foque sempre em trabalhar ao favor dela, buscando efeitos e detalhes que irão intrigar seu público.
O uso de boas cores e que representam a sua marca são fundamentais, dando um ar de algo profissional e único.
Escolha das cores
Nessa parte das escolhas das cores, é importante analisar e observar sua identidade visual. Busque sempre trabalhar com algo parecido, fortalecendo sua identidade para seu público. Cores que já fazem parte do seu logotipo, da sua empresa, entre outras coisas, ajudam bastante para iniciar esse projeto.
Além disso, a combinação de cores deve ser bastante interessante, sem ser nada forçado ou algo muito artificial.
Como as cores são algo que notamos a distância, trabalhe isso com a gráfica e busque opiniões de terceiros para o seu trabalho, podendo melhorar ainda mais alguns detalhes.
Escolha da fonte
A fonte para o seu panfleto deve ser bem trabalhada e legível para qualquer público. Evite o uso de fontes muito diferentes e que dificultam a leitura, pois isso pode gerar um certo desconforto de quem lê seu panfleto.
Busque sempre mesclar entre fontes com beleza e facilidade na leitura, trazendo melhor conforto para o leitor. Em geral, as gráficas auxiliam nas escolhas da fonte, ou então, seu próprio design pode mencionar algumas.
Mostre para alguns amigos alguns textos escritos com a mesma, para que fique claro que ela não é de difícil leitura.
Escolha dos títulos e subtítulos
Os títulos e subtítulos são em importantes dentro de um panfleto. Um título chamativo faz total diferença quando o seu leitor pega um panfleto na mão, chamando sua atenção e causando uma forte interação entre público e empreendimento.
Abuse de títulos chamativos e saiba usar bem o jogo de palavras. Isso pode ajudar você conquistar muitos clientes e deve ser levado a sério em um projeto de panfleto para o seu empreendimento.
Redação no panfleto
A parte da redação no panfleto tem que ser bastante planejada e organizada. A redação deve ser bastante correta e deve chamar a atenção do leitor, de acordo com que a leitura vai progredindo.
Evite sempre fazer textos longos, enfraquecendo a curiosidade do seu público e contribuindo para que ele descarte o panfleto logo. Invista no mínimo de palavras possíveis, porém com objetivos bem claros.
Além disso, revise bastante o seu texto e peça para alguém também revisar, evitando erros de ortografia e compreensão. Isso é bastante comum e acaba passando despercebido.
Qualidade na impressão
Um dos aspectos mais importantes no projeto, a qualidade da impressão é de suma relevância quando você busca destaque no mercado. Buscar uma gráfica que vise qualidade, bom custo-benefício e bom método de pagamento para o cliente, talvez é o foco de qualquer empreendedor.
Seus panfletos devem ser bem vistos, visualmente aceitos e que chamem a atenção, pois é isso que irá causar a retenção do seu público. Deve-se focar em matérias com boa procedência, durabilidade e boas formas.
Nós, da Camargraf, sempre buscamos o máximo de profissionalismo e dedicação em nossos trabalhos, produzindo um material de boa qualidade e sempre dentro dos prazos estipulados. Cuidar bem dos projetos e dar total suporte para o cliente, são as nossas metas.