Os produtos gráficos ganham fama a cada ano que passa, devido a sua grande no mercado do marketing e na visibilidade que eles trazem para qualquer empreendimento. Em relação aos produtos gráficos para academia, a atenção e a importância são ainda maiores, muito devido a grande competitividade do segmento e pela dificuldade em fidelizar clientes a longo prazo.
Essas ações de marketing contribuem bastante para a sua marca e visibilidade, perante aos seus concorrentes. Os produtos gráficos para academia auxiliam e são boas formas de investimento, trazendo retornos satisfatórios. A seguir, falaremos um pouco sobre esses produtos gráficos recomendados para a academia e como devem ser feitos.
Nicho competitivo
O nicho de academia no Brasil é um nicho muito competitivo, com grandes redes espalhadas em diversas cidades, oferecendo preços muito chamativos e excelentes estruturas. Competir com grandes redes requer muito empenho e boas estratégias, pois você necessita ser notado pelos seus potenciais clientes.
Fortalecer sua imagem na região é importante, trazendo curiosidade e vontade do aluno querer fazer parte do time. Essas estratégias podem estar presentes nas mais diferentes maneiras do marketing, seja o digital ou o impresso.
No marketing impresso o foco é nos pontos positivos e nas qualidades do seu espaço, demonstrando organização, bons professores, experiência na área e prazer para o aluno treinar. A seguir, falaremos um pouco dos principais produtos que o empreendedor pode investir para melhorar e aumentar sua visibilidade na região, atraindo consigo, mais alunos e maior rentabilidade para seu espaço.
Folders
Um dos materiais gráficos mais utilizados, os folders podem expor uma excelente imagem da sua academia, demonstrando pontos como a aparelhagem, estrutura, professores, entre outras coisas. Com imagens chamativas, endereço e contato, como pontos principais, consegue atingir um alto número de pessoas a um preço bem baixo, podendo ser fabricado em vários tipos de papéis.
O foco em folders pode trazer novos alunos e curiosos, que se bem atendidos e recepcionados, podem virar potenciais alunos. Além disso, sua marca estará em evidência na mão de muitas pessoas, fortalecendo sua marca.
Wind Banner
Uma ideia bastante interessante e de baixo custo, o wild banner é uma ferramenta para o marketing bastante satisfatória. Podendo ser utilizado na frente da academia ou em eventos promocionais, ela consiste em uma estrutura de haste giratória, com o logo da academia.
Sua base é de aço ou com algo mais pesando, buscando estabilidade e segurança. É visualmente muito bem aceita e chama bastante a atenção, não sendo necessário manutenção ou funcionários por perto.
Para o empreendedor que busca demarcar estacionamento, área de entrada de academia, entre outras coisas, essa é uma boa ferramenta.
Cartão de visita
Muito prático e fácil de ser armazenado, o cartão de visita é um mecanismo do marketing impresso muito utilizado por diversas empresas e serviços. Com informações resumidas, mas importantes, conseguem oferecer tudo o que o cliente possa a ter dúvida sobre o empreendimento.
Sua entrega é bastante generalizada, facilitando muito na hora de escolher o colaborador para entregar. Em filas de banco, no centro de sua cidade, áreas próximas a sua academia e assim por diante.
As vezes, o cartão de visita é guardado dentro da carteira e visto posteriormente, podendo trazer uma boa quantidade de clientes para seu espaço. Sua praticidade e formato confortável para guardar em qualquer lugar, é um dos pontos chaves para o sucesso desse produto.
Fichas
Trazendo um aspecto de boa organização e compromisso com seu aluno, as fichas de treino e cadastro são muito importantes para a estrutura de uma academia. Sendo elas personalizadas para cada aluno, traz bastante confiança e capricho com o negócio, deixando tudo de maneira bastante clara e de fácil entendimento.
Esse profissionalismo gerado através das fichas, atraem bons olhos e muitas indicações de alunos que já frequentam o local. Com esse padrão, fica também muito mais fácil para os seus colaboradores se organizarem perante os alunos e, consequentemente, melhorarem o local de trabalho.
Poster
Os materiais gráficos impressos são ótimos para chamarem a atenção e atraírem seu público potencial. O poster é uma estratégia muito comum e muito chamativa, trazendo excelentes resultados.
Focar em uma imagem bem chamativa, passando confiança e demonstrando pontos positivos de seu espaço, é a chave para o sucesso. Além disso, a maneira como você vai expor seu material gráfico é muito importante.
No caso do poster, além de deixa-lo em um local estratégico dentro da academia, sempre recomendamos fazer boas parcerias e expor sua marca em locais movimentados. Lojas de suplementos, lojas de comidas naturais, entre outros estabelecimentos, podem trazer uma boa conexão entre o seu espaço e o público frequentador.
Estratégias de marketing para academias
As estratégias de marketing estão presentes em todos os nichos, desde os mais concorridos, até os mais restritos. Havendo um planejamento, dedicação e foco, é fato que as estratégias vêm sempre para agregar e trazer bons resultados.
Em relação a academia, o marketing deve sempre estar presente no máximo de lugares possíveis, para assim, atrair novos alunos e passar credibilidade aos atuais. As redes de academias trabalham muito bem com isso, passando uma imagem de um ambiente atualizado, com pessoas focadas e com rápida geração de resultado para o aluno.
Para competir nesse nicho, você deve agir de maneira precisa e cirúrgica, fortalecendo bastante seu marketing digital e também, seu marketing presencial, de maneira impressa. As opções listadas acima ajudam bastante na divulgação e fortalecimento de sua marca, trazendo clareza e visibilidade ao seu empreendimento.